Carnaval de Veneza
V I A G E N S

Veneza é por si só  uma cidade cheia de encanto, de personalidade e de beleza. Ainda assim, no Carnaval esta cidade ganha mais força, o que torna o Carnaval de Veneza o mais famoso da Europa e também um dos mais antigos do mundo.

Por causa disso, esta cidade recebe anualmente cerca de 3milhões de turistas que a enchem de cor e de muita animação.

 

Se adoras vivenciar de perto um Carnaval bem AUTÊNTICO, então precisas de ler este artigo porque vais ficar a saber tudo sobre o Carnaval de Veneza. Faz a tua própria máscara e entra em cena 🎭. Vais amar esta experiência extraordinária!

praça no carnaval

O que vais ficar a saber depois de ler este artigo:

Carnaval em Veneza
Neste artigo estão apenas as informações restritas ao Carnaval de Veneza, mas também te sugerimos ler o guia completo com toda a informação sobre a cidade de Veneza, onde vais ter acesso a dicas indispensáveis para esta viagem além de ACTIVIDADES e RESTAURANTES, que não vais querer perder!
 
👇

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO CARNAVAL DE VENEZA

Consta que o Carnaval de Veneza foi realizado pela primeira vez no século XII, num evento que teve mais de dois meses de folia, o qual surgiu a partir de uma vitória da “Sereníssima Republica” contra a Patriarca de Aquileia no ano de 1162.

Em honra a esta vitória, o povo reuniu-se na famosa Praça de São Marcos para uma verdadeira festa.

Contudo, o Carnaval viria a ser proibido em 1797, com o domínio do Rei da Áustria. Era o fim do Carnaval Veneziano. Mas o povo não baixou os braços e no século XIX foram aparecendo algumas festas privadas, porém apenas por curtos períodos.

Só em 1979, é que o Carnaval regressou, através de uma proposta ao governo Italiano, de um grupo de cidadãos, o qual tomou a decisão de trazer de volta a história, cultura e alegria ao povo de Veneza, tendo vindo a recuperar assim a tradição, com reabilitação de trajes e máscaras, e sendo hoje em dia um dos carnavais mais visitados do mundo.

máscaras de carnaval

QUANDO SE REALIZA O CARNAVAL DE VENEZA 2022?

Ao contrário do que se passa na grande maioria das cidades, o Carnaval de Veneza começa 2 semanas antes da quarta-feira de cinzas e termina na terça-feira de Carnaval (o dia antes da quarta feira de cinzas).

 

No ano de 2022 realiza-se de 12 de fevereiro a 1 Março.

Mas tendo em conta a situação vivida atualmente em relação à pandemia covid-19, consulta sempre todas as atualizações na página oficial.

Onde te hospedares em Veneza?

Booking.com

Ficamos duas noites na CASA SUL MOLO pelo preço de 80por noite com pequeno almoço.

É um género de B&B, muito limpo e com bom café da manhã que é servido no quarto.

Fica numa boa localização, apenas a 3 min a pé da praça San Marcos, numa pequena rua transversal. E é muito bom a nível de qualidade, face ao preço.

Os funcionários foram muito simpáticos, mostraram flexibilidade para o check-in e permitiram-nos deixar a bagagem segura após a hora de check-out.

O único inconveniente para algumas pessoas, é que os quartos ficam no 3º andar sem elevador.

E na última noite ficamos no HOTEL CASANOVA pelo preço de 117€, com pequeno almoço.

É um bom hotel de 4 estrelas, que fica localizado a poucos passos da Piazza San Marco.

Os quartos são espaçosos, bonitos e estavam limpos.

O café da manhã estava ótimo.

E a equipa foi muito gentil. 

OS PRINCIPAIS EVENTOS DO CARNAVAL DE VENEZA

O famoso cortejo aquático de abertura (Corte Acqueo) - ocorre no primeiro domingo, entre as 10h30-13h.

É o evento que dá as boas vindas ao carnaval de Veneza.

Trata-se de um verdadeiro espetáculo sobre as águas do Rio di Cannaregio, no qual o show aquático celebra o encontro entre os 3 elementos da natureza (fogo, água e ar).

Este espetáculo  conta com muitas acrobatas, malabaristas e dançarinos que, em conjunto, deliciam os milhares de turistas que se deslocam à cidade nesta altura do ano.

O Voo do Anjo (Vollo del’Angello) – ocorre no domingo seguinte ao cortejo pelas 11h na Praça de São Marcos.

Este é o evento que abre oficialmente o tão famoso Carnaval de Veneza. No “Voo do Anjo”, a jovem eleita como “Maria” do Carnaval anterior sobrevoa a praça pendurada numa tirolesa, fantasiada e enviando beijos para a multidão. – Em seguida vais ficar a saber mais sobre esta linda tradição.
anjo

Coroação da Maria (Premiazione della Maria) – ocorre no dia seguinte ao voo do anjo.

A tradição das “Marias” remonta ao período medieval, quando 12 “garotas” belas e pobres de Veneza ganhavam vestidos, jóias e um “dote” para se casarem com jovens ricos. Depois da bênção, toda a gente era convidada para um banquete no Palácio Ducal.

Sete séculos depois, resgatou-se essa linda tradição com o cortejo que parte da Igreja de San Pietro, cruza a via Garibaldi, segue junto à lagoa pela Riva Degli Schiavoni, chegando a meio da tarde, à belíssima Praça de São Marcos. Várias associações, como a das Damas e Cavalheiros, acompanham o cortejo com trajes tradicionais venezianos, o que torna o evento único.

desfile

Concurso das máscaras mais belas do Carnaval de Veneza (é gratuito e ocorre diariamente)

Uma passerelle é colocada na Praça de São Marcos e é usada diariamente pelos concorrentes, que procuram o título de “la piu bella mascheria.

A participação neste concurso é acessível a toda a gente e é completamente gratuita. Mas atenção‼️ porque exige planeamento, já que as inscrições terminam no mês de dezembro!

A qualidade do traje é determinante, isto porque há uma avaliação prévia antes de cada desfile. Se alguém não cumprir os critérios mínimos, não terá lugar no concurso.

Bailes de máscaras

Os bailes de máscaras de Veneza são lendários e super exclusivos. A arquitetura histórica dos mais belos palácios é realçada com estes eventos requintados, que combinam a moda, com a tradição, num jantar de gala com muita, muita animação.

Contudo, esta tradição está ao alcance de apenas algumas carteiras, já que os preços médios para ingressar num baile, começam a partir dos 500€ por pessoa e pressupõe um dress code. 

Abaixo deixamos-te uma sugestão muito bem recomendada e que é bem mais acessível do que o normal.

baile de máscaras

Animação gratuita nas praças, ruas e ao longo dos canais

Se o teu objetivo é simplesmente assistir passivamente ao Carnaval de Veneza, então sabe que animação, espetáculos e muitas surpresas não irão faltar, uma vez que a organização pensa ao pormenor e prepara uma festa exclusiva para quem se desloca à cidade nesta altura do ano. Assim sendo em cada canto da cidade vais poder ver animação e sentir a energia do verdadeiro carnaval de forma totalmente gratuita.

desfile
show ar livre Veneza

SABIAS QUE PODES FAZER A TUA PRÓPRIA MASCARA VENEZIANA E FAZER PARTE DA FESTA? 🎭

Sim é mesmo verdade, para aquelas pessoas que vão a Veneza assistir a um dos carnavais mais lindos do mundo, é muito comum comprar máscaras e trajes  para viver uma experiência mais autêntica. Ou também tens a possibilidade de alugar.

Mas, a verdadeira experiência é poderes ser tu a fazer a tua própria máscara veneziana e para entrar em cena, como se de um filme se tratasse. Para além da experiência, vais ficar com uma fiel recordação do Carnaval de Veneza.

🎭 SABE AQUI TUDO SOBRE ESTA FANTÁSTICA OPORTUNIDADE 

 👇

 
OUTRAS ACTIVIDADES IMPERDÍVEIS EM VENEZA

 👇

COMO COMEÇOU A TRADIÇÃO? - UMA CURIOSIDADE SOBRE A HISTÓRIA DAS MÁSCARAS VENEZIANAS

A tendência da população Veneziana para se esconder atrás das mascaras é lendária, era uma oportunidade de se entregarem a uma série de vícios, sem serem reconhecidos. Contudo os problemas ligados aos crimes começaram a surgir, tendo levado à aprovação de uma lei no século XIII, que proibia a utilização de máscaras, sobretudo nos jogos, nos conventos e nas igrejas. As proibições prologaram-se ao longo dos anos, estipulando-se um período de folia frenético entre o Natal e a terça feira de Carnaval, onde se poderia utilizar máscara, dando assim origem ao período do Carnaval.

E agora que já sabes tudo sobre o famoso Carnaval de Veneza, também deves ler o artigo sobre O que fazer em Veneza? –  15 atrações imperdíveis, incluindo as ilhas de Burano, Murano e Torcello, onde vais também ficar a saber onde te hospedar e vais receber dicas como ACTIVIDADES e RESTAURANTES que não vais querer perder.

APROVEITA PARA RESERVAR A TUA HOSPEDAGEM COM O NOSSO LINK 

Booking.com
E assim, num abrir e fechar de olhos, chegamos ao fim deste artigo sobre o famoso Carnaval de Veneza.
Deixa nos comentários o teu feedback e não hesites a contactar-nos caso surja alguma dúvida. 

 

E não te esqueças:

Continua a acompanhar as nossas aventuras através do nosso instagram em @soulnursespassport.

Deixe uma resposta